SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1ROTACIÓN Y TRANSLACIÓN DE LA TIERRA: UM ESTUDIO SOBRE LO QUE SE ENSEÑA Y LO QUE VESFORMACIÓN DEL PROFESORADO: CONTRIBUCIONES DE LA DIVERSIFICACIÓN DE INSTRUMENTOS EVALUATIVOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

CHALUH, LAURA NOEMI; MARTINS, BÉTSAMAR SCOPINHO; AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE  y  OSTI, ANDREIA. SABERES DOS SUPERVISORES NO CONTEXTO DO PIBID: FORMAÇÃO E PARCERIA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.125-147. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147.

Neste artigo, discutimos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid (Programa Institucional de Início à Docência). Ele é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Problematizamos quais os saberes necessários para o professor supervisor a partir de: a) escritas elaboradas pela professora supervisora e pelos bolsistas e registradas no caderno coletivo, b) relatos individuais dos bolsistas e que dizem da contribuição do professor supervisor no processo de formação docente. Acreditamos que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecida pelas práticas formativas do supervisor do Pibid.

Palabras clave : PIBID; SUPERVISOR; SABERES; ESCOLA-UNIVERSIDADE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )