SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE VÊFORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA DIVERSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CHALUH, LAURA NOEMI; MARTINS, BÉTSAMAR SCOPINHO; AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE  e  OSTI, ANDREIA. SABERES DOS SUPERVISORES NO CONTEXTO DO PIBID: FORMAÇÃO E PARCERIA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.125-147. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p125-147.

Neste artigo, discutimos o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid (Programa Institucional de Início à Docência). Ele é responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência no ambiente escolar. Problematizamos quais os saberes necessários para o professor supervisor a partir de: a) escritas elaboradas pela professora supervisora e pelos bolsistas e registradas no caderno coletivo, b) relatos individuais dos bolsistas e que dizem da contribuição do professor supervisor no processo de formação docente. Acreditamos que a formação inicial dos bolsistas no contexto escolar é favorecida pelas práticas formativas do supervisor do Pibid.

Palavras-chave : PIBID; SUPERVISOR; SABERES; ESCOLA-UNIVERSIDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )