SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1INTENTOS DE APROPRIACIÓN DE LENGUAJE ACADÉMICO PARA LOS STUDIANTES: PRODUCCIÓN ESCRITA EN LA UNIVERSIDADEEXIGENCIA JUDICIAL DEL DERECHO A EDUCACIÓN: INTERFAZ ENTRE EDUCACIÓN Y EL JUDICIARIO EN LA PRODUCCIÓN NORTEAMERICANA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

LIMA, JEAN CUSTÓDIO DE  y  ARENA, DAGOBERTO BUIM. HIPERTEXTO: A FORMAÇÃO DE UM LEITOR COMO AUTOR. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.187-201. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201.

Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, ele objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da internet e de seu impacto na educação. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, pelo processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois essa forma de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Desse modo, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TIC, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação.

Palabras clave : HIPERTEXTO; EPILINGUÍSTICA; FORMAÇÃO DE LEITORES/AUTORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )