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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

MIRANDA, Nonato Assis de; VERASZTO, Estéfano Vizconde  y  APARICIO, Ana Silvia Moço. ANÁLISE DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO DESEMPENHO ESCOLAR. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.7-26. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p7-26.

O objetivo precípuo deste artigo é analisar se a adesão de escolas ao Programa Ensino Integral (PEI), da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, na região do Grande ABC, repercute em melhoria do desempenho escolar. Considerando os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação São Paulo (Idesp) como um dos possíveis indicadores de desempenho escolar, este trabalho analisou o desempenho das escolas de três municípios do ABC. Os resultados mostram que a dedicação exclusiva de docentes e gestores e o incremento financeiro nos salários tendem a refletir positivamente no avanço da atuação escolar, mas eles não podem ser generalizados porque nem todas as escolas obtiveram o mesmo êxito no programa. O artigo conclui que o aumento do tempo na escola por si só não garante processos de aprendizagem mais significativos, mas é uma alternativa para buscar a melhoria da qualidade social da educação desde que o modelo não priorize o mero estabelecimento de ranking entre as escolas integrantes do programa.

Palabras clave : ENSINO INTEGRAL; IDESP; PROGRMA ENSINO INTEGRAL; QUALIDADE DE EDUCAÇÃO.

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