SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E CONFIGURAÇÃO SOCIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA NO SÉCULO XVIIPRECEITOS PARA BEM VIVER: UM ESTUDO SOBRE MANUAIS DE CIVILIDADE E ETIQUETA NA DÉCADA DE 1950 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

VEIGA, CYNTHIA GREIVE. ORGANIZAÇÃO DA NAÇÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO ENSINO PELO ESTADO: HOMOGENEIDADE CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIORRACIAL (BRASIL, SÉCULOS XIX E XX). Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.171-189. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p171-189.

O objetivo do artigo é discutir a monopolização do ensino pelo Estado e a imposição da homogeneidade cultural por meio da institucionalização das escolas públicas e obrigatórias, como parte do processo de organização dos Estados-nação, com destaque para a história da educação brasileira, século XIX e início do século XX. Para isso, foram investigados documentos como: relatórios de governo, jornais e revistas, discutidos à luz das teorias sociológicas de Norbert Elias e Anibal Quijano. Esses autores analisam, com ênfases diferenciadas, as dinâmicas monopolizadoras produtoras da modernidade europeia impostas nas Américas, as mudanças nas relações entre governantes e governados, e as tensões sociorraciais no processo de organização das nações. O estudo indica para paradoxos no processo de estabelecimento da escola pública obrigatória, uma vez que as ações voltadas para homogeneizar culturalmente as populações contribuíram para o surgimento de novos mecanismos de exclusão sociorracial.

Palavras-chave : MONOPOLIZAÇÃO ESTATAL; ESCOLA OBRIGATÓRIA; NAÇÃO; EXCLUSÃO; CLASSE SOCIAL; ETNIA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )