SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número40Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no ensino fundamentalUma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

LOPES, Eloisa Assunção  y  BIZERRIL, Marcelo Ximenes. "Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!" A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.40, pp.64-91.  Epub 12-Dic-2017. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180048.

A influência das mídias e dos meios de comunicação tem se tornado elementos centrais em discussões e reflexões em diversos âmbitos da esfera social. Tendo como referências o conceito de Educomunicação, Vídeo Participativo e os princípios defendidos por Paulo Freire para uma educação libertadora, o objetivo deste trabalho foi descrever o processo de empoderamento e emancipação de sujeitos do campo por meio da produção de vídeos educativos relacionados ao contexto social dos participantes. O trabalho foi desenvolvido com 22 educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e o desenvolvimento das atividades aconteceu tanto na Universidade quanto nas comunidades dos participantes. Os dados foram construídos por meio da observação, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Treze vídeos foram produzidos com os recursos disponíveis (telefones celulares, computadores e câmeras fotográficas), a partir da participação ativa de todos os educandos. Os sujeitos trouxeram em suas produções a contextualização e discussão de assuntos ligados ao seu contexto social específico, mas que atingem a vida no campo de modo geral como o uso dos agrotóxicos e seus impactos, a disputa entre a agricultura convencional e a agricultura orgânica, os princípios da agroecologia e a sustentabilidade socioambiental. A emancipação aliada a novas descobertas por meio da utilização das tecnologias, bem como a ideia de desafios a serem superados e a tecnologia como direito de todos foram entendimentos demonstrados por eles nas reflexões sobre o processo vivenciado.

Palabras clave : Educação do Campo; Educomunicação; Sustentabilidade socioambiental; Vídeo Participativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )