SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Construindo pontes na formação docente: experiências que se articulamRepresentações de professores de educação infantil sobre a formação continuada na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MONTEIRO, Maria Iolanda  e  . Contribuições para pensar as práticas de leitura e escrita de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.423-442. ISSN 2238-2097.

Na pesquisa, o objetivo é levantar as dificuldades de 25 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, que frequentaram um curso de formação continuada, em 2007, a respeito das práticas de leitura e escrita desenvolvidas no cotidiano escolar. A proposta busca identificar os conhecimentos linguísticos carecedores de uma investigação mais detida por parte dessas educadoras, a fim de aperfeiçoar as atividades que envolvem essas práticas. Utiliza-se de produções escritas, sistematizadas a partir da história de vida das participantes, e de entrevista oral. Os resultados revelam as dificuldades dessas profissionais em face do trabalho realizado com diferentes condições de aprendizagem e determinados conteúdos escolares da Língua Portuguesa.

Palavras-chave : Conhecimento Linguístico; Práticas de Leitura e Escrita; Curso de Formação de Professores; Políticas de Formação de Alfabetizadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )