SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Crianças e adolescentes em situação de rua: representações sociais no contexto educacionalTerritório, políticas públicas e educação do campo na Amazônia Paraense: o protagonismo dos movimentos sociais em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FISCHER, Maria Clara Bueno; GODINHO, Ana Cláudia Ferreira  e  CAVALLI, Ângela Beatriz. Aproximações entre as políticas de certificação profissional no Brasil e em Portugal. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.71-89. ISSN 2238-2097.

Este artigo estabelece aproximações entre as iniciativas de certificação profissional do Brasil e de Portugal. Realizou-se estudo qualitativo, de caráter exploratório, com base em análise documental. A coleta de dados ocorreu mediante consulta aos documentos disponíveis em sites oficiais dos dois países; interpretados segundo a análise de conteúdo. Os resultados indicam como desafio comum problematizar a contradição entre o público atendido e as estratégias metodológicas, centradas na produção escrita. Os jovens e adultos que completaram os anos iniciais apresentam níveis rudimentares de letramento ou literacia, aspecto que poderá corroborar processos de exclusão social.

Palavras-chave : Certificação Profissional; Brasil; Portugal; Saberes Experienciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )