SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Residência pedagógica: investigação-ação com professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJA matemática e seu ensino no século XVII: reflexões para os dias atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

NEIRA, Marcos Garcia. A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.323-342. ISSN 2238-2097.

Exercendo influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam o sujeito que o projeto hegemônico está formando, tendo em vista a sociedade multicultural e democrática. Diante da constatação do choque de culturas no interior de uma escola de Ensino Fundamental, recorremos a uma bricolagem de métodos de pesquisa para identificar e interpretar eventuais zonas de atrito. A análise da dinâmica curricular, por meio de um conhecimento mais profundo das lutas por significação que ela oculta ou explicita, permite sugerir caminhos alternativos para selecionar conhecimentos que ocuparão o tempo escolar, bem como reorganizar a prática pedagógica.

Palavras-chave : Currículo; Cultura; Estudos Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )