SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue58The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de JaneiroThe work and the school meanings in the teachers speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ASSIS, Raquel Martins  and  SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.57-74. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr004.

O artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.

Keywords : Inclusão Escolar; Conversação de Orientação Psicanalítica; Formação de Professores; Aplicação da Psicanálise à Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )