SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de JaneiroOs sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ASSIS, Raquel Martins  e  SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.57-74. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr004.

O artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.

Palavras-chave : Inclusão Escolar; Conversação de Orientação Psicanalítica; Formação de Professores; Aplicação da Psicanálise à Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )