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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SA, Elizabeth Figueiredo de; CARVALHO, Carlos Henrique  e  SILVA, Luciana Vicência do Carmo de ASSIS E. A escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945). R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.951-972.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7179.

Analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro, privilegiando a organização da escola do ensino primário elementar é foco deste artigo. Subsidiados pela história comparada, são analisadas produções acadêmicas e legislações dos países, privilegiando categorias que permitiram aproximar/distanciar das realidades: acesso, modalidades escolares e currículo. A delimitação temporal deve-se ao período inicial do governo de Salazar, em Portugal, que contempla, também, o Estado Novo no Brasil (1937-1945). Utilizou-se da escola para imprimir na infância valores nacionalistas e formar hábitos e saberes necessários para o trabalho.

Palavras-chave : Pesquisa comparada; Educação rural; Espaço luso-brasileiro.

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