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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

OLIVEIRA, Arão Davi  e  SOUZA E SILVA, Celeida Maria Costa de. Reformas na educação profissional brasileira na década de 1990: consenso e hegemonia. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.169-191.  Epub 15-Maio-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.7477.

Objetiva-se apresentar e discutir as propostas e interesses do empresariado nacional e dos organismos internacionais na reforma da educação profissional brasileira na década de 1990. Essa é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental e bibliográfica. Foram analisados documentos emanados por essas instituições na década de 1990 à luz dos conceitos de estado, de Gramsci (1991), acumulação flexível do capital, de Harvey (1992), e trabalho, de Marx (1971). Os documentos analisados promoveram um consenso no âmbito educativo nacional e serviram de referência para a proposição de reformas no sistema educacional brasileiro, que passou a priorizar uma formação geral, flexível e polivalente.

Palavras-chave : História da educação profissional; Políticas Públicas Educacionais; Acumulação Flexível do Capital.

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