Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
RICHIT, Adriana y MAIER, Lidiane Tania Ronsoni. Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8374. Epub 01-Dic-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8374.
O Oeste Catarinense, região criada oficialmente em 1917, foi historicamente marcado pelo descaso do poder público com o desenvolvimento da educação. Com isso, o ensino de Matemática nessa região tem enfrentado muitos desafios, o que nos motivou a investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática entre 1970 e 1990. Guiadas pela História Oral, entrevistamos professoras que atuavam em escolas públicas estaduais à época. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas, constituindo o documento-base do estudo. Como resultados, evidenciamos desafios de formação, profissão e ensino da matemática, os quais embasam uma versão da história do ensino em Santa Catarina.
Palabras clave : História da educação matemática; História oral; Ensino de matemática.