SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuaisCompreensão da linguagem matemática no 9º ano do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

RICHIT, Adriana  y  MAIER, Lidiane Tania Ronsoni. Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8374.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8374.

O Oeste Catarinense, região criada oficialmente em 1917, foi historicamente marcado pelo descaso do poder público com o desenvolvimento da educação. Com isso, o ensino de Matemática nessa região tem enfrentado muitos desafios, o que nos motivou a investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática entre 1970 e 1990. Guiadas pela História Oral, entrevistamos professoras que atuavam em escolas públicas estaduais à época. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas, constituindo o documento-base do estudo. Como resultados, evidenciamos desafios de formação, profissão e ensino da matemática, os quais embasam uma versão da história do ensino em Santa Catarina.

Palabras clave : História da educação matemática; História oral; Ensino de matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )