SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuaisCompreensão da linguagem matemática no 9º ano do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

RICHIT, Adriana  e  MAIER, Lidiane Tania Ronsoni. Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8374.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8374.

O Oeste Catarinense, região criada oficialmente em 1917, foi historicamente marcado pelo descaso do poder público com o desenvolvimento da educação. Com isso, o ensino de Matemática nessa região tem enfrentado muitos desafios, o que nos motivou a investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática entre 1970 e 1990. Guiadas pela História Oral, entrevistamos professoras que atuavam em escolas públicas estaduais à época. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas, constituindo o documento-base do estudo. Como resultados, evidenciamos desafios de formação, profissão e ensino da matemática, os quais embasam uma versão da história do ensino em Santa Catarina.

Palavras-chave : História da educação matemática; História oral; Ensino de matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )