SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Intercultural education and human rights in a time of pandemic:a fundamental dialogueThe knowledge of the topic in plant reproduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

RESENDE, Marilene Ribeiro. Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov: aportes e desafios para a pesquisa e o ensino-aprendizagem da matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9345.  Epub Mar 18, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9345.

A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.

Keywords : Teoria da Atividade de Estudo; Pensamento Teórico; Ensino-aprendizagem da Matemática; V.V.Davidov.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )