SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Apresentação – Educação intercultural e direitos humanos em tempo de pandemia: um diálogo fundamentalO conhecimento dos temas no ensino da reprodução das plantas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

RESENDE, Marilene Ribeiro. Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov: aportes e desafios para a pesquisa e o ensino-aprendizagem da matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9345.  Epub 18-Mar-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9345.

A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.

Palabras clave : Teoria da Atividade de Estudo; Pensamento Teórico; Ensino-aprendizagem da Matemática; V.V.Davidov.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )