SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Apresentação – Educação intercultural e direitos humanos em tempo de pandemia: um diálogo fundamentalO conhecimento dos temas no ensino da reprodução das plantas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

RESENDE, Marilene Ribeiro. Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov: aportes e desafios para a pesquisa e o ensino-aprendizagem da matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9345.  Epub 18-Mar-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9345.

A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.

Palavras-chave : Teoria da Atividade de Estudo; Pensamento Teórico; Ensino-aprendizagem da Matemática; V.V.Davidov.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )