SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30The professional identity of pedagogical coordinators: tensions and challengesSustainable educating spaces: a picture of educational processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MARTINS, Endrigo Antunes  and  LOPES JUNIOR, Jair. Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11244.  Epub Dec 15, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11244.

Este artigo apresenta uma síntese de doutorado em Ensino de Ciências que teve como objetivo investigar as relações entre as interações dialógicas professor-pesquisador e professor-aluno com dimensões estimadas e relevantes de “Repertórios Profissionais da Docência. Os dados empíricos foram produzidos a partir de sessões de autoscopia, por meio de seleção de episódios gravados, nas aulas de Biologia de uma professora da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados demostraram que, após reflexões sobre suas próprias práticas, a professora de Biologia demonstrou indícios de uma possível mudança de práticas pedagógicas que inicialmente caracterizavam serem pautadas em uma educação bancária.

Keywords : Educação bancária; Habilidades e competências; Ensino de Ciências; Autoscopia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )