SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30A identidade profissional de coordenadores pedagógicos: tensões e desafiosEspaços educadores sustentáveis: um retrato dos processos educativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MARTINS, Endrigo Antunes  y  LOPES JUNIOR, Jair. Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11244.  Epub 15-Dic-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11244.

Este artigo apresenta uma síntese de doutorado em Ensino de Ciências que teve como objetivo investigar as relações entre as interações dialógicas professor-pesquisador e professor-aluno com dimensões estimadas e relevantes de “Repertórios Profissionais da Docência. Os dados empíricos foram produzidos a partir de sessões de autoscopia, por meio de seleção de episódios gravados, nas aulas de Biologia de uma professora da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados demostraram que, após reflexões sobre suas próprias práticas, a professora de Biologia demonstrou indícios de uma possível mudança de práticas pedagógicas que inicialmente caracterizavam serem pautadas em uma educação bancária.

Palabras clave : Educação bancária; Habilidades e competências; Ensino de Ciências; Autoscopia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )