SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Pedagogia da alternância na educação do campo em uma escola públicaLev Semionovitch Vigotski: a atualidade de seu pensamento impõe a recuperação de sua obra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

GOMES, Carlos Eduardo de Almeida; SILVA, Gustavo da Motta  y  ANACLETO, Francis Natally de Almeida. A entrada no curso de Educação Física: perspectivas sobre os motivos de escolha. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12517.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12517.

O presente ensaio tem como objetivo contextualizar e discutir a partir da literatura revisada os fatores que influenciaram os ingressos a optarem pelo curso de Educação Física, sobretudo a Licenciatura, à luz do quadro teórico de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Metodologicamente, empregou-se uma revisão de literatura narrativa de natureza exploratória, descritiva e crítica de 24 artigos no indexador Google Scholar conjuntamente aos quadros teóricos previamente citados. Concluiu-se que esses fatores se referem ao gosto por esportes e/ou atividades físicas seguido da influência do professor de Educação Física da Educação Básica.

Palabras clave : Graduação; Formação de professores; Pierre Boudieu; Bernard Lahire.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )