SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Dialogues, tensions and inequalities in the process of implementing remote teaching inTremembé indigenous schoolsBodies that resist: some reflections about school as a place of discipline author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MIGUEL, José Carlos  and  FREITAS, Sirley Leite. Educação desenvolvimental: a apropriação do conhecimento matemático em relação à atividade de estudo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11579.  Epub Apr 30, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11579.

O estudo aborda elementos constitutivos da apropriação de conhecimento matemático por meio da atividade de estudo. Vale-se de pesquisa bibliográfica e de análise documental sobre a forma como alguns conceitos aparecem nos programas de ensino de Matemática e como poderiam ser tratados na perspectiva da educação desenvolvimental. O referencial teórico envolve aportes da teoria histórico-cultural de Vigotsky, no sistema de ensino Elkonin-Davidov, além de pressupostos teóricos da renovação dos programas de ensino de Matemática no Brasil. Conclui-se que a apropriação dos conhecimentos matemáticos a partir da atividade de estudo contribui para uma educação que forma para a autonomia e autoformação.

Keywords : Educação desenvolvimental; Educação matemática; Atividade de estudo; Conhecimento matemático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )