SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Diálogos, tensões e desigualdades no processo de implementação do ensino remoto nas escolas indígenas TremembéCorpos que resistem: algumas reflexões acerca da escola como lugar da disciplina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MIGUEL, José Carlos  e  FREITAS, Sirley Leite. Educação desenvolvimental: a apropriação do conhecimento matemático em relação à atividade de estudo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11579.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11579.

O estudo aborda elementos constitutivos da apropriação de conhecimento matemático por meio da atividade de estudo. Vale-se de pesquisa bibliográfica e de análise documental sobre a forma como alguns conceitos aparecem nos programas de ensino de Matemática e como poderiam ser tratados na perspectiva da educação desenvolvimental. O referencial teórico envolve aportes da teoria histórico-cultural de Vigotsky, no sistema de ensino Elkonin-Davidov, além de pressupostos teóricos da renovação dos programas de ensino de Matemática no Brasil. Conclui-se que a apropriação dos conhecimentos matemáticos a partir da atividade de estudo contribui para uma educação que forma para a autonomia e autoformação.

Palavras-chave : Educação desenvolvimental; Educação matemática; Atividade de estudo; Conhecimento matemático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )