SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Contribuições à Crítica ao TecnocentrismoPlataformas Digitais, Crianças e Adolescentes – Construindo Interações com Segurança e Proteção de Dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SILVA, Marco. Formação de Professores para Docência na Sala de Aula Híbrida. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13472.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13472.

O artigo chama atenção da formação de professores para a necessidade de superação da mediação docente baseada na lógica unidirecional da cultura audiovisual (impresso, rádio e tv) na sala de aula híbrida. Distingue a lógica unidirecional, própria da cultura audiovisual, da dinâmica comunicacional que emerge com o cenário social e técnico da cibercultura, da cultura digital, e aí situa a docência e a aprendizagem. Chama atenção para a teoria e a prática da interatividade, entendida como dinâmica comunicacional que expressa a coautoria da emissão e recepção na construção da mensagem ou do conhecimento. E aborda a dinâmica comunicacional da cibercultura (autoria, compartilhamento, conectividade, colaboração, cocriação) favorável ao legado pedagógico baseado nos princípios autonomia, diversidade, interação, dialogia e democracia.

Palavras-chave : Formação de professores; Cibercultura; Sala de aula híbrida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )