SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Digital Platforms, Children and Teenagers - Building Interactions with Security and Data ProtectionTen Points We Need to Discuss and Rethink in Public Graduate Studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PIMENTEL, Mariano  and  CARVALHO, Felipe. Cibertecnicismo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13919.  Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13919.

Neste texto, definimos, caracterizamos, fundamentamos, historicizamos e problematizamos o cibertecnicismo, uma abordagem didático-pedagógica instrucionista e massiva baseada nas tecnologias digitais em rede em que os processos educacionais são semi ou totalmente automatizados por meio de técnicas e tecnologias como instrução programada, plataformização, youtuberização, gamificação, algoritmização, dataficação, entre outras. O cibertecnicismo visa a efetivar uma arte de ensinar sem professores, com pouca ou nenhuma mediação humana, mantendo os princípios básicos da racionalidade técnica e científica que caracterizaram o tecnicismo, agora reconfigurado pelas tecnologias digitais em rede.

Keywords : Tecnicismo; Instrução Programada; Cibercultura; Tecnologias Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )