SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Plataformas Digitais, Crianças e Adolescentes – Construindo Interações com Segurança e Proteção de DadosDez Pontos que precisamos Discutir e Repensar na Pós-Graduação Pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PIMENTEL, Mariano  y  CARVALHO, Felipe. Cibertecnicismo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13919.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13919.

Neste texto, definimos, caracterizamos, fundamentamos, historicizamos e problematizamos o cibertecnicismo, uma abordagem didático-pedagógica instrucionista e massiva baseada nas tecnologias digitais em rede em que os processos educacionais são semi ou totalmente automatizados por meio de técnicas e tecnologias como instrução programada, plataformização, youtuberização, gamificação, algoritmização, dataficação, entre outras. O cibertecnicismo visa a efetivar uma arte de ensinar sem professores, com pouca ou nenhuma mediação humana, mantendo os princípios básicos da racionalidade técnica e científica que caracterizaram o tecnicismo, agora reconfigurado pelas tecnologias digitais em rede.

Palabras clave : Tecnicismo; Instrução Programada; Cibercultura; Tecnologias Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )