SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Arte e fotografia no contexto escolar indígena a partir da Pedagogia Histórico-CríticaDo processo formativo-educacional enquanto afirmação das forças da vida segundo Nietzsche e a correlação envolvendo arte e filosofia no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SANTOS, Luiz Ricardo Oliveira; MENESES, Matheus Oliveira Viana  e  COSTA, Jailton de Jesus. Que pensam os/as estudantes da área de Saúde de uma universidade pública sobre diferentes propostas de práticas de ensino na comunidade?. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11910.  Epub 24-Out-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11910.

O entendimento do conceito de saúde deve subsidiar a formação dos profissionais, somado à integração com as comunidades. O presente estudo objetivou a análise das representações, apreendidas por estudantes da saúde, de uma universidade pública, sobre Práticas de Ensino na Comunidade, desenvolvidas com metodologias ativas. Para tanto, foram aplicados questionários e analisados seus enunciados por meio do software IRAMUTEQ, baseando-se na Teoria das Representações Sociais. Os dados revelaram que os estudantes materializaram seus discursos nas categorias: humanização, realidade e formação em saúde. De forma similar, apontaram que as Práticas de Ensino na Comunidade passam por descontinuidades, podendo comprometer o contato com a coletividade.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Metodologias Ativas; Práticas de Ensino na Comunidade; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )