SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Apontamentos sobre bibliotecas de escolas públicas do Oeste PaulistaLeituras escolares do século XX: a representação do feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

RIBEIRO, Ana Elisa. Notas sobre máquinas para ler, escrever e praticar hipertextualidades. LTP [online]. 2010, vol.27, n.54, pp.20-25. ISSN 2317-0972.

Este artigo discute a proposição de máquinas de ler e escrever, como as dos cientistas norte-americanos Vannevar Bush e Theodore Nelson, denominados, respectivamente, Memex e Xanadu, e suas relações com os processos de leitura e produção escrita. Faz-se também um retorno à roda de Ramelli, máquina de leitura múltipla inventada séculos antes. Posicionando-se criticamente em relação à hipótese da existência de leitura não linear em qualquer momento histórico, este texto conclui que, a despeito de modelos supostamente originais, a hipertextualidade inerente aos processos de leitura e escrita apenas volta à tona na história da produção intelectual.

Palavras-chave : Hipertextualidade; Leitura; Processos de Escrita; Vannevar Bush; Ted Nelson.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )