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Leitura: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
SIMOES, Fernanda Maurício y FONSECA, Maria da Conceição Reis. Práticas de letramento cotidianas e escolares: confrontos na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas. LTP [online]. 2010, vol.27, n.54, pp.40-46. ISSN 2317-0972.
Este artigo discute sobre os modos como as alunas e os alunos da Educação de Jovens e Adultos significam as práticas de letramento escolares. As investigações nesse campo de pesquisa sugerem-nos que os sujeitos adultos pouco escolarizados constroem modos de pensar e atitudes em relação às práticas de letramento a partir das relações sociais que vivenciam. Ao mesmo tempo, a análise de situações de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita indica-nos que esses sujeitos, no esforço de apropriar-se das práticas de letramento escolares, mobilizam práticas culturais vivenciadas em outros cenários sociais, que ora estarão em consonância com a forma como a escola trata e concebe as práticas de leitura e escrita, ora não estarão. Assim, o letramento não se restringe a um conjunto de habilidades neutras a serem adquiridas, e o processo de sua aprendizagem é permeado por valores e crenças construídos socialmente.
Palabras clave : Letramento; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Sentido e Significado.