SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Leitura, do consume ao diálogoPara cada obra, muitas histórias: uma obra infantil e seus entornos e contornos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

SIMOES, Fernanda Maurício  y  FONSECA, Maria da Conceição Reis. Práticas de letramento cotidianas e escolares: confrontos na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas. LTP [online]. 2010, vol.27, n.54, pp.40-46. ISSN 2317-0972.

Este artigo discute sobre os modos como as alunas e os alunos da Educação de Jovens e Adultos significam as práticas de letramento escolares. As investigações nesse campo de pesquisa sugerem-nos que os sujeitos adultos pouco escolarizados constroem modos de pensar e atitudes em relação às práticas de letramento a partir das relações sociais que vivenciam. Ao mesmo tempo, a análise de situações de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita indica-nos que esses sujeitos, no esforço de apropriar-se das práticas de letramento escolares, mobilizam práticas culturais vivenciadas em outros cenários sociais, que ora estarão em consonância com a forma como a escola trata e concebe as práticas de leitura e escrita, ora não estarão. Assim, o letramento não se restringe a um conjunto de habilidades neutras a serem adquiridas, e o processo de sua aprendizagem é permeado por valores e crenças construídos socialmente.

Palabras clave : Letramento; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Sentido e Significado.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )