SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54O corpo da voz no corpo do texto: experiências de leitura em sala de aulaComo representar onomatopeias? Um estudo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos escritas por alunos do 2o ano do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

GARCIA, Pedro Benjamin. Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura. LTP [online]. 2010, vol.27, n.54, pp.65-73. ISSN 2317-0972.

Este texto é fruto de uma pesquisa que investigou de que forma a literatura, através de rodas de leitura e a partir da ótica dos seus participantes, influi na formação do sujeito, sendo significativa na constituição de sua identidade. Os participantes eram alfabetizandos de um curso supletivo, no Rio de Janeiro. Nessa pesquisa, busquei responder a duas questões: na primeira delas entram os temas da formação e da identidade: qual o significado da literatura, no âmbito das rodas de leitura, na transformação da subjetividade do sujeito?; como criar o gosto e o hábito da leitura em quem, em princípio, por ela não se interessa? A fundamentação teórico--metodológica, de base etnográfica, pautou -se pela observação das relações entre sujeitos e sujeitos e entre sujeitos e “objetos”, buscando seus significados, sistemas simbólicos e de classificação, práticas, valores e atitudes. Roger Chartier, Umberto Eco, Michel Foucault e Paulo Freire foram alguns autores com quem mantive interlocução.

Palabras clave : Literatura; Formação; Identidade; Rodas de Leitura; Alfabetizandos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )