SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Alunos, professores e bibliotecários: uma rede a ser construídaEnsino da leitura e formação do professor mediador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

KLEBIS, Carlos Eduardo de Oliveira. Envolver para desenvolver: por uma política de dinamização da leitura a partir das bibliotecas escolares. LTP [online]. 2011, vol.29, n.57, pp.18-27. ISSN 2317-0972.

Resumo Enquanto instituições vinculadas às práticas de leitura, as bibliotecas são entendidas, no imaginário popular, como lugares regulados pela organização metódica, pelo silêncio, pelo mistério (ou pelo proibido), por uma série de regras que, de alguma forma, inibem a liberdade e a vontade do leitor não iniciado, afastando, assim, aqueles que, por uma razão ou por outra, não se consideram leitores. Compreender parte da nossa herança cultural por meio da história das bibliotecas é um dos caminhos para que se possa contemplar as circunstâncias nas quais se produzem as relações entre leitores e livros nas bibliotecas brasileiras contemporâneas, sobretudo nas bibliotecas escolares.

Palavras-chave : Biblioteca; Escola; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )