SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59Produção textual na escola e nas redes sociaisA narrativa de processos de formação e os ritos de passagem na literatura infantil e juvenil brasileira: o exemplo de O homem do violão quebrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

PINHEIRO, Alexandra Santos. As diferentes censuras: leitoras e leituras. LTP [online]. 2012, vol.30, n.59, pp.38-48. ISSN 2317-0972.

O texto apresenta entrevistas realizadas ao longo de 2008 a 2010, com mulheres de diferentes ocupações: dona de casa, professora, escritora, administradora. A voz feminina destacada nesse trabalho permite observar que a censura que marcou a história do livro e da leitura ainda se faz presente no século XX. Ao rememorar suas trajetórias de leitura, vêm à tona a vigilância paterna e materna e as críticas e proibições dos maridos. Como se percebe, na vida dessas mulheres, os censores não as prendiam, não as excomungavam e nem as torturavam fisicamente, mas suas ações deixaram marcas, desafios e sentimentos de culpa a serem superados.

Palavras-chave : Literatura; Leitura; Censura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )