SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60Representations of Amazonia in contemporary portuguese children’s literatureReading and laughter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

ANDRADE, Mara Lucia Fabricio de  and  COUDRY, Maria Irma Hadler. E a pontuação? A escrita de crianças do ensino fundamental (Ciclo II). LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.29-45. ISSN 2317-0972.

Neste texto apresentamos dados de uma avaliação de linguagem realizada em escola pública do estado de SP para desenvolver uma reflexão em torno do que é inerente à patologia e à média. Tomando como norte as questões de pontuação, comparamos textos escolares com textos produzidos por sujeitos com queixas relacionadas a linguagem e a dificuldades de aprendizagem. O que se observa em ambos são problemas muito semelhantes, característicos do processo de aquisição de linguagem. Esses problemas, muitas vezes confundidos com processos patológicos, indicam que o processo de aquisição da escrita não está se consolidando no período adequado (ciclo I), ficando para o próximo nível (ciclo II), quando ou se estagna ou, com intervenção adequada, é passível de continuar a se desenvolver

Keywords : Pontuação; Reescrita; Atenção Dividida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )