SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue61E quando a inclusão excludente é com crianças de 0 a 12 anos? Infância e resistênciaTempo e cotidiano: tempos para viver a infância author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

GALLO, Sílvio. Infância e resistência: resistir a quê?. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.199-211. ISSN 2317-0972.

O presente artigo procura analisar a questão da infância brasileira escolarizada através do conceito foucaultiano de governamentalidade. Argumenta em torno da tese de que estaria em curso no Brasil a prática de uma “governamentalidade democrática”, que consiste em governar pela cidadania. São examinados dois documentos do Ministério da Educação para mostrar que o governo da infância está sendo feito na medida em que cada criança é tomada pelo Estado como um “cidadão”, portanto parte de uma biopolítica. Nesse contexto, a última parte do artigo retoma a noção de “povo criança”, trabalhada pelo filósofo francês Alain no começo do século XX, como forma de resistir a esse governamento.

Keywords : Governamentalidade; Povo Criança; Cidadania.

        · abstract in French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )