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Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GALLO, Sílvio. Infância e resistência: resistir a quê?. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.199-211. ISSN 2317-0972.

O presente artigo procura analisar a questão da infância brasileira escolarizada através do conceito foucaultiano de governamentalidade. Argumenta em torno da tese de que estaria em curso no Brasil a prática de uma “governamentalidade democrática”, que consiste em governar pela cidadania. São examinados dois documentos do Ministério da Educação para mostrar que o governo da infância está sendo feito na medida em que cada criança é tomada pelo Estado como um “cidadão”, portanto parte de uma biopolítica. Nesse contexto, a última parte do artigo retoma a noção de “povo criança”, trabalhada pelo filósofo francês Alain no começo do século XX, como forma de resistir a esse governamento.

Palavras-chave : Governamentalidade; Povo Criança; Cidadania.

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