SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Tempo e cotidiano: tempos para viver a infânciaDefinições de infância na Amazônia ocidental indígena: a perspectiva local e o etnocentrismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

NOA, Mirian Lange. Antes dos portugueses o Brasil tinha descoberto a felicidade. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.237-254. ISSN 2317-0972.

Apresento, com uma tessitura brincante de palavras, o (im)provável diálogo entre o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade (1928) e os achados da pesquisa de doutoramento (2001-2006), na Aldeia Pirakuá, Bela Vista/ms. A definição metodológica buscou trilhas não colonizadoras, no exercício de, sabendo-me impregnada pela colonização, ser capaz de, dialeticamente, lutar, antropofagicamente, para ser menos tirana em minhas estadas na aldeia. As crianças foram reconhecidas como protagonistas de suas vidas, capazes de aprender e de ensinar, sem rótulos teóricos colonialistas. Passados sete anos, arrisco afirmar que fragmentos da magia brasileira gritada no Manifesto se fazem presentes no cotidiano dessa aldeia “[...] que tinha descoberto a felicidade” antes das invasões e das colonizações. Apresento algumas experiências vividas de mãos dadas com as crianças e com os adultos que ali vivem. Convido para atravessar o rio e chegar do lado de lá, onde estão as crianças em suas “humanas aventuras”.

Palavras-chave : Crianças Pequenas Indígenas; Antropofagia; Pós- Colonialismo.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )