SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Madness and Imagination - Borges and/in Others and/in fragments and/in images-creationsWandering to think teaching from other places author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

OLIVEIRA, Nilton José dos Anjos de  and  RAMOS, Rosane Karl. Leitura política de um projeto de leitura. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.163-176. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0011.

Esse texto se propõe a descrever uma experiência de projeto de leitura desenvolvido numa unidade escolar da rede pública estadual do Rio de Janeiro, na região serrana, financiado pelo Governo Federal - Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) - através do Programa Ensino Médio Inovador. Tal projeto se baseou, além dos documentos disponibilizados pela Secretaria, nas indicações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no que diz respeito às interlocuções e cooperações entre as Instituições de Educação Superior (IES) e a rede pública de educação básica. Inicialmente, o texto discute a relevância e as articulações para a efetivação de qualquer projeto escolar (de leitura), em seguida descreve sucintamente o projeto realizado. A questão de fundo é que tão importante quanto um projeto de leitura é a leitura político-administrativa do que está envolvido em sua execução.

Keywords : Formação de Leitores; Projeto Político-Pedagógico; Políticas Públicas.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )