SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65A leitura: "uma prática cultural polimorfa"Livro didático de ciências e a mediação da leitura de seus textos em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

DADICO, Luciana. A leitura do livro como experiência: reflexões a partir da obra de Walter Benjamin. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.35-51. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0035.

O objetivo deste artigo é discutir a leitura do livro à luz do conceito de experiência de Walter Benjamin. A principal pergunta que norteia essa discussão é se a leitura literária pode ser qualificada como "experiência de leitura", ou se a leitura do livro é contraditória com a experiência. Embora o conceito não receba uma definição unívoca no pensamento de Benjamin, muitos de seus sentidos dialogam com problemas pertinentes à crítica e à literatura, contribuindo para a reflexão em pauta. O lamento sobre a crise da experiência é discutido em função do declínio da narrativa, paralela à ascensão do romance e ao incremento da venda de livros. Destaca-se a importante articulação entre a experiência e a leitura literária, propondo uma reflexão sobre a efetividade de se eleger títulos mais ou menos capazes de favorecer uma experiência de leitura.

Palabras clave : Leitura; Experiência; Walter Benjamin.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )