SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65Um cotejamento da obra literária Capitães da Areia: uma história sobre pobreza, miséria e meninos de ruaFotografia, dobra e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

ROSSI, Maria Aparecida Lopes  y  PERES, Selma Martines. Letramento literário na formação inicial do professor. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.99-113. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0099.

Inserir os alunos nas práticas letradas de uso da língua escrita tem sido considerado como uma das funções da escola. Para isso é necessário que o professor tenha uma formação cultural ampla. Entendendo que essa formação deve ser implementada desde o início da graduação, o subprojeto Saberes, práticas educativas e letramento: a formação inicial e o diálogo com a formação continuada, que integrou o Prodocência UFG 2011/2012, desenvolveu ações que buscaram ampliar o letramento dos licenciandos. O projeto foi realizado em encontros com professoras do Curso de Pedagogia e alunos da graduação. As ações foram voltadas para a promoção de atividade envolvendo a literatura, o cinema e a música. No âmbito deste artigo discutir-se-ão atividades realizadas com a leitura de contos e livros. As ações possibilitaram aos participantes tanto a vivência de práticas de leitura e fruição estética como a socialização das experiências do docente leitor e formador de leitores.

Palabras clave : Letramento; Literatura; Formação do Professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )