SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue66Turn the page! Reading mediation and the process of creation of a picture bookMeninos órfãos vindos do Reino para a América Portuguesa: mestiçagem cultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

SA, Ana Paula dos Santos de. As dicotomias da leitura na educação básica: reflexões sobre o "literário" e o "não literário". LTP [online]. 2016, vol.34, n.66, pp.111-124. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n662016124.

Este trabalho visa discutir as concepções de leitura que perpassam a Educação Básica brasileira, com destaque para as eventuais implicações da distinção entre "texto literário" e "texto não literário" nas práticas de leitura promovidas nos diferentes ciclos. Dá-se especial atenção às diretrizes e orientações presentes nos documentos oficiais, a fim de entender o papel e os desdobramentos das demais relações dicotômicas que compõem esse contexto, tal como a estabelecida entre "ensino de língua" e "ensino de literatura". Trata-se, portanto, de uma reflexão atenta aos pontos de tensão que envolvem a reivindicação e o exercício da prática de leitura nas escolas, e não de uma análise focada na solução de aparentes binarismos.

Keywords : Leitura e Ensino; Ensino de Literatura; Leitura Literária; Análise Linguística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )