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Leitura: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
SA, Ana Paula dos Santos de. As dicotomias da leitura na educação básica: reflexões sobre o "literário" e o "não literário". LTP [online]. 2016, vol.34, n.66, pp.111-124. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n662016124.
Este trabalho visa discutir as concepções de leitura que perpassam a Educação Básica brasileira, com destaque para as eventuais implicações da distinção entre "texto literário" e "texto não literário" nas práticas de leitura promovidas nos diferentes ciclos. Dá-se especial atenção às diretrizes e orientações presentes nos documentos oficiais, a fim de entender o papel e os desdobramentos das demais relações dicotômicas que compõem esse contexto, tal como a estabelecida entre "ensino de língua" e "ensino de literatura". Trata-se, portanto, de uma reflexão atenta aos pontos de tensão que envolvem a reivindicação e o exercício da prática de leitura nas escolas, e não de uma análise focada na solução de aparentes binarismos.
Palabras clave : Leitura e Ensino; Ensino de Literatura; Leitura Literária; Análise Linguística.