SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número66Vira logo a página! Mediação de leitura e processo de criação de livro de imagemMeninos órfãos vindos do Reino para a América Portuguesa: mestiçagem cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

SA, Ana Paula dos Santos de. As dicotomias da leitura na educação básica: reflexões sobre o "literário" e o "não literário". LTP [online]. 2016, vol.34, n.66, pp.111-124. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n662016124.

Este trabalho visa discutir as concepções de leitura que perpassam a Educação Básica brasileira, com destaque para as eventuais implicações da distinção entre "texto literário" e "texto não literário" nas práticas de leitura promovidas nos diferentes ciclos. Dá-se especial atenção às diretrizes e orientações presentes nos documentos oficiais, a fim de entender o papel e os desdobramentos das demais relações dicotômicas que compõem esse contexto, tal como a estabelecida entre "ensino de língua" e "ensino de literatura". Trata-se, portanto, de uma reflexão atenta aos pontos de tensão que envolvem a reivindicação e o exercício da prática de leitura nas escolas, e não de uma análise focada na solução de aparentes binarismos.

Palavras-chave : Leitura e Ensino; Ensino de Literatura; Leitura Literária; Análise Linguística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )