SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue67The Reading Conferences of Brazil (COLEs) an the crisis of reading, now and then author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

KOHAN, Walter Omar. A necessidade do impossível: pensar, ensinar, ler... a filosofia de uma escola popular. LTP [online]. 2016, vol.34, n.67, pp.13-25. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n672016025.

A partir da necessidade de uma educação para o pensar, o presente texto apresenta Simón Rodríguez, autor venezuelano do século XIX, muito significativo na história das ideias pedagógicas latino-americanas. O texto justifica e contextualiza o pensar de Rodríguez, que afirma que o pensar deve estar entre as primeiras preocupações das práticas educacionais como se, nos primeiros passos, fosse o pensamento o eixo de todo ensinamento, muito mais ainda que o ler e escrever. Finalmente, ele conclui que fazer do pensar o sentido primeiro da vida educacional seja hoje um dos paradoxos mais imperativos para poder continuar a pensar que nós, os que habitamos estas terras latino-americanas, podemos viver uma outra vida e uma outra sociedade que a presente.

Keywords : Educação para o Pensar; Simón Rodríguez; Cidadania.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )