SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6713 de maio de 2016 e o noticiário do dia: considerações a partir da teoria do jornalismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

BAADE, Joel Haroldo  y  SILVA, Ezequiel Theodoro da. “Professor, não tenho tempo para ler!” - a prática docente diante do hábito de não-leitura. LTP [online]. 2016, vol.34, n.67, pp.125-136. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n672016136.

Este ensaio é uma reflexão sobre a prática de não-leitura como parte do cotidiano do ensino superior no Brasil. O hábito de não-leitura parece estar sedimentado nos indivíduos como ação não-racional e funciona como estrutura estruturada e estruturante, de modo a perpetuar-se nas práticas de ensino e aprendizado. Já os recursos à disposição de docentes e discentes, enquanto sujeitos diretamente envolvidos neste processo, são demasiadamente escassos e pouco favorecem uma mudança.

Palabras clave : Educação; Ensino Superior; Prática Docente; Hábito de Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )