SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6713 de maio de 2016 e o noticiário do dia: considerações a partir da teoria do jornalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

BAADE, Joel Haroldo  e  SILVA, Ezequiel Theodoro da. “Professor, não tenho tempo para ler!” - a prática docente diante do hábito de não-leitura. LTP [online]. 2016, vol.34, n.67, pp.125-136. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n672016136.

Este ensaio é uma reflexão sobre a prática de não-leitura como parte do cotidiano do ensino superior no Brasil. O hábito de não-leitura parece estar sedimentado nos indivíduos como ação não-racional e funciona como estrutura estruturada e estruturante, de modo a perpetuar-se nas práticas de ensino e aprendizado. Já os recursos à disposição de docentes e discentes, enquanto sujeitos diretamente envolvidos neste processo, são demasiadamente escassos e pouco favorecem uma mudança.

Palavras-chave : Educação; Ensino Superior; Prática Docente; Hábito de Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )