SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número73Nosotros y los otros: diversidad y cuidado de sí y del otroFazendo e desfazendo gênero em Billy Elliot índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

RIBETTO, Anelice  e  FILE, Valter. Boca de lixo: o outro, o nome e o encontro. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.33-49.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2317-0972.

Este ensaio é um esforço para pensar o documentário Boca de lixo, de Eduardo Coutinho, como uma expressão estética que nos permite abordar os sentidos e os efeitos provocados por algumas das suas passagens e ampliar um dos conceitos com os quais trabalhamos há um tempo: o encontro. O encontro como espaço de conversação e como contorno metodológico possível para as pesquisas que interpelam a diferença e as relações de alteridade como questões para o campo da Educação. Para isso, ensaiamos algumas cenas de sentido. O Outro: o que há nele? e A pergunta e seus efeitos em nós: cenas que se ampliam a partir da abertura de um campo problemático e do conceito de encontro e suas condições de possibilidade para que a diferença seja mantida na sua radicalidade.

Palavras-chave : Outro; Eduardo Coutinho; diferença; cinema.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )