SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue73For between afternoons and the effects of meetings with Margueritte or misplaced of an ethopoiesisÉtica como juego de escena author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

ALVES, Nilda  and  TOJA, Noale. Quando ainda não existia a palavra: M - o vampiro de Dusseldorf (1931). LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.87-103.  Epub July 24, 2019. ISSN 2317-0972.

Este trabalho provoca a pensar acerca dos processos educativos a partir do envolvimento do cinema como um dispositivo que compõe as redes educativas de docentes e discentes, nos projetos de pesquisa “Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente - o caso do cinema, suas imagens e sons” (2012-2017) e “Processos curriculares e movimentos migratórios: os modos como questões sociais se transformam em questões curriculares nas escolas” (2017-2022), desenvolvidos com a criação de cineclubes, esses ‘praticantespensantes’ das escolas em alguns municípios do Rio de Janeiro. Esses projetos têm como objetivos: identificar os mundos culturais dos docentes, bem como os modos como questões sociais graves entram nos currículos escolares. O filme em torno do qual se trabalha neste artigo é M - o vampiro de Dusseldorf (1931), do diretor alemão Fritz Lang, exibido em encontros dos cineclubes. Um filme provocativo, inovador para sua época, coloca questões acerca da presença do desvio social em contextos cotidianos e os modos como agem ou podem agir autoridades públicas e ‘praticantespensantes’ de cotidianos quanto a esta questão.

Keywords : Redes educativas; cineclube; currículos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )