SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Resolution Cne N. 7/2018 And The Bureaucratization Of Higher Education: Notes On The Guidelines Regarding Just To Community Outreach ProgramsSOCIAL CONTROL AND EDUCATIONAL INDICATORS IN CEARÁ MUNICIPALITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

MALTA, Maísa  and  SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Análise Da Avaliação Nacional Da Alfabetização: Conceitos, Indicadores E Resultados. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e71048.  Epub Sep 12, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133871048.

Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica.

Keywords : avaliação externa; alfabetização; indicadores de desempenho; políticas educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )