SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Resolução Cne N. 7/2018 E A Burocratização Da Educação Superior: Apontamentos Sobre A Diretriz Relativa Apenas À Extensão UniversitáriaCONTROLE SOCIAL E INDICADORES EDUCACIONAIS EM MUNICÍPIOS CEARENSES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

MALTA, Maísa  e  SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Análise Da Avaliação Nacional Da Alfabetização: Conceitos, Indicadores E Resultados. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e71048.  Epub 12-Set-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133871048.

Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o conceito de alfabetização, os indicadores de desempenho e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A análise é parte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a ANA e seus desdobramentos nas políticas para alfabetização. Para tanto, se realizou pesquisa documental com análise cognitiva da ANA. Compreendeu-se, pela análise, que a implantação de uma avaliação, com racionalidade instrumental de alfabetização, mostrou-se como a opção dos agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens, aspecto fundamental da educação básica.

Palavras-chave : avaliação externa; alfabetização; indicadores de desempenho; políticas educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )